20 Junho 2020

Trabalhando para alcançar um processo de fabricação sem embranquecimento

Born2Bond Ultra

O blooming, ou embranquecimento dos substratos, para quem usa adesivos à base de cianoacrilato, é o principal assunto da indústria de fabricação há muitos anos. São as manchas brancas que aparecem na região onde o adesivo é aplicado e afeta a aparência geral das peças montadas.

Em alguns casos, o blooming não é um problema quando as peças montadas podem ser pintadas ou receber acabamento posteriormente. É ideal que não ele não exista, mas não é essencial. Porém, em outros casos, como na fabricação de artigos de luxo, a estética é tudo. Manchas em acessórios da moda caros ou produtos eletrônicos igualmente custosos não é algo aceitável, pois afeta a qualidade do produto e a marca.

O que causa o blooming? Do ponto de vista técnico, o blooming ocorre porque, dependendo da composição, os adesivos de cianoacrilato de reação rápida podem incluir ingredientes voláteis, ou seja, com significativa “pressão de vapor”. Os tipos com volatilidade geram manchas quando as partículas voláteis se condensam nas superfícies das peças e é especialmente visível em peças pretas ou brilhantes, e em peças de transparência ótica, como estojos de batom, capas de óculos e lentes, instrumentos de escrita de luxo, frascos de perfume e outros objetos similares.

Tipos de adesivos instantâneos

No mundo dos adesivos instantâneos, existem dois tipos principais: os denominados “etila cianoacrilato” e “metoxietil cianoacrilato”, abreviados como ECA e MECA, respectivamente. Os produtos adesivos à base de ECA são bem aceitos e utilizados. Geralmente, são econômicos de produzir e se tornaram o pilar da indústria de adesivos, por serem práticos e fáceis de usar, com adesão instantânea e forte. Porém, eles têm duas grandes desvantagens, ambas associadas à volatilidade: geram blooming e têm um cheiro ácido, e devem ser usados no ambiente adequado.

A nova geração de produtos à base de MECA foi criada para superar totalmente essas desvantagens. O blooming que apresentam é irrisório e são totalmente inodoros, além de não fazerem arder os olhos; porém, ainda funcionam como adesivos instantâneos e podem colar múltiplos tipos de substratos sem precisar de outras substâncias químicas.

Graças à tecnologia inovadora, os adesivos instantâneos à base de MECA agora estão disponíveis com essas vantagens e a um preço competitivo. Um motivo técnico de por que os adesivos instantâneos à base de MECA funcionam tão bem tem a ver com o design das próprias moléculas a partir das quais são formulados, cuja volatilidade é enormemente reduzida. Isso significa que o blooming é concebido já na base do projeto, porque não pode ser compensado apenas pela formulação, por exemplo, usando soluções para ocultar o cheiro.

Velocidade da cura

A velocidade da cura ou secagem dos adesivos instantâneos à base de ECA (ou seja, quando passam do estado líquido ao sólido durável) também afeta a extensão do blooming que o fabricante tem de enfrentar e pode estar regulamentado. Nem todos os adesivos à base de ECA curam na mesma velocidade. Ela é afetada pelo tipo de formulação e índole do material a ser montado. Os adesivos à base de ECA com volatilidade claramente podem gerar mais blooming quando não são convertidos rapidamente em sólidos, por exemplo, ao colar peças relativamente passivas. Situações de fabricação como essas podem ser resolvidas com aceleradores dentro da formulação ou usando outros agentes como spray de base/primer, porém, ambas abordagens têm suas desvantagens.

As formulações à base de ECA favorecem o blooming no uso final porque é praticamente inevitável que o adesivo excedente vaze para fora das peças que estão sendo montadas. Ocorre, então, a exposição de um volume de matéria volátil e aparecem as manchas brancas ao redor das juntas. Esse é um problema especialmente difícil de administrar ao colar peças minúsculas e fazer juntas finas, como na montagens de decalques, peças decorativas, peças de câmera de miniatura em aparelhos celulares, e assim por diante.

É tentador pensar que quanto mais adesivo se usa, melhor a adesão; porém, na verdade, é quase o exato oposto quando usamos adesivos instantâneos. Entretanto, isso requer produtos altamente sofisticados para garantir a qualidade. Controlar o volume de adesivo aplicado, e com que precisão aplicá-lo, são os dois desafios mais difíceis que o fabricante encontra, mas devem ser resolvidos para garantir que um adesivo instantâneo corretamente projetado seja usado com eficácia. O uso de produtos à base de MECA inodoros e sem blooming dá aos usuários finais uma margem no tocante à precisão necessária, dependendo do tipo de peças sendo montadas.

MOs adesivos instantâneos à base de MECA oferecem uma solução lógica para os problemas relacionados com as alternativas mais tradicionais, já que mantêm as vantagens da colagem forte e rápida na maioria dos materiais, mas evitam as desvantagens das manchas das peças, a necessidade de zonas com ventilação especial na fábrica e equipamentos custosos de aplicação de alta precisão ou limpeza posterior. São opções atrativas para os fabricantes de produtos eletrônicos pequenos, joias de luxo, embalagens de vidro exóticas e acessórios de moda de luxo, que podem ter descartado o uso desses adesivos por não haver uma alternativa econômica disponível anteriormente.


VOLTAR PARA NOTÍCIAS