11 Agosto 2021

Como o uso de adesivos no processo de fabricação impacta a sustentabilidade?

A sustentabilidade é uma palavra de grande importância e um tema estratégico para todas as indústrias de manufatura. No entanto, a palavra sustentabilidade não possui o mesmo significado para todas as pessoas. Para alguns, pode significar reduzir o uso de produtos químicos potencialmente nocivos no processo de fabricação; enquanto para outros pode significar reduzir o tempo de fabricação e melhorar a eficiência; E ainda há o grupo que considera que é primordial reduzir o número de compostos, principalmente os de plástico, e diminuir a emissão de carbono.

Então, de que forma a escolha de um adesivo afeta significativamente a sustentabilidade em todos os aspectos?

Fabricação de adesivos

Um dos principais fatores é a forma como o próprio adesivo é fabricado. Os métodos tradicionais de fabricação enfrentam uma série de desafios. Tipicamente, eles consomem grandes quantidades de energia e geram muito desperdício. O controle de emissões potencialmente nocivas também é um problema comum. Novos processos de fabricação foram desenvolvidos para resolver essas questões e muitas outras.

As técnicas mais recentes, entre elas as utilizadas na fabricação dos Adesivos MECA (metoxietila cianoacrilato) à base de cianoacrilato (CA), por exemplo, não enfrentam esses problemas. Este processo, consome consideravelmente menos energia do que as técnicas convencionais de fabricação, além de proporcionar maior rendimento (estimado entre 95% a 98%, em média) e gerar menos desperdício. Além disso, é um processo muito “mais limpo” em todos os sentidos, pois permite um controle muito maior das emissões.

Tempo de cura mais rápido

O desempenho do adesivo também é importante. Um produto com tempo de secagem mais rápido (sem impacto em sua performance) torna o processo de fabricação mais eficiente.

A nova tecnologia de adesivos cianoacrilatos, patenteada de «Light Cure», sem dúvida contribuí nesse sentido. A tecnologia UV convencional exige que pelo menos uma das superfícies seja transparente para que a cura seja possível, ou seja, esta não é eficaz em materiais opacos, o que limita seu campo de aplicação. Já a nova tecnologia denominada «Dual Cure» é diferente. Ela conta com dois mecanismos de secagem, a cura pela luz (UV) e também a cura pelo contato com o substrato (umidade).

A nova geração de adesivos cianoacrilatos «Dual Cure» foi desenvolvida para aplicações que exigem fixação rápida, capacidade de revestimento ou a cura na superfície. A sensibilidade aos raios UV permite a aderência rápida em peças transparentes, assim como, uma cura rápida das áreas expostas a luz ou recobertas com o adesivo. A propriedade de aderência instantânea dos adesivos CA «Light Cure» também permite a secagem entre substratos opacos, o que proporciona uma maior flexibilidade aos projetistas e fabricantes.

Para compartilhar uma ideia de quão rápida pode ser a cura desses adesivo CA, o tempo para adesão inicial, sem exposição há luz, é de aproximadamente 60 segundos. Já, quando são expostos a luz, o processo leva apenas cerca de 5 segundos. As implicações na sustentabilidade e maior eficiência do processo de fabricação são nítidas, sem mencionar o impacto no custo.

A utilização de lâmpadas LED proporciona uma expressiva economia de energia (isso é válido para os sistemas UV tradicionais e os sistemas de «Dual Cure» mais atuais), além de ser uma fonte de luz muito penetrante (uma vez que não seca apenas na superfície), o que aumenta sua eficiência. O processo de «Dual Cure» é mais rápido e consome menos energia do que os sistemas UV convencionais. Ele também elimina a necessidade de etapas adicionais de pós-cura, melhorando ainda mais a eficiência.

O desempenho de um adesivo também influencia a sustentabilidade de outras formas. Pode-se reduzir o volume do adesivo aplicado (quando se utiliza equipamentos de aplicação manual ou automatizada) e também possibilitar a montagem de inúmeros substratos na mesma esteira de produção, o que não seria possível (ou tão eficiente) com fixadores mecânicos.

Com a tecnologia «Dual Cure» é possível a adesão em vidro, metal e plástico com facilidade, assim como, em couro e até mesmo em tecido, podendo ser aplicado em peças pequenas que exigem alta precisão e em projetos complexos, como em frascos de perfume que combinam adesão de metal e vidro; aparelhos auditivos e alto-falantes; artigos de luxo como sapatos e bolsas de couro; vidros e cristais delicados e joias de luxo. Os segmentos de MRO e After Market também se beneficiam com os adesivos adequados para manutenção e reparo.

(De fato, os novos processos que utilizam secagem UV para colar componentes ganham mais uma vantagem em termos de flexibilidade e sustentabilidade. Quando os produtos finais estão no fim de sua vida útil, ou precisam de reparos, as suas peças podem ser facilmente desmontadas com a aplicação de calor, para que os componentes possam ser reciclados ou reutilizados. Esta prática se tornou bastante popular, por exemplo, na fabricação e manutenção de smartphones).

Redução de desperdício

Em geral, uma vantagem dos adesivos é que eles ajudam a reduzir o desperdício pois, muitas vezes, substituem a necessidade de solda ou parafusos. Cabe ressaltar, que em certos processos (como a montagem de uma fuselagem de avião) um rebite pode ser usado para proteger ainda mais a fixação. O processo de cura de alta precisão sob demanda é extremamente aceito nos processos de manufatura em geral e possibilita a remoção de adesivos não curados de substratos e peças previamente aderidas.

No entanto, como regra geral, a melhor adesão e desempenho da nova geração de adesivos, contribuem muito para reduzir o número de peças tipicamente utilizadas em um produto acabado. Desta forma, projetos com design complexos podem ser simplificados tornando-se mais leves e consumindo menos energia em sua fabricação. Menor quantidade de peças também significa um melhor uso de recursos e menos desperdício, isto respalda o compromisso com a sustentabilidade do fabricante. A maior velocidade nas linhas de produção e nos processos de fabricação também favorecem a melhora na rentabilidade das empresas.

Antes de mais nada, um negócio sustentável deve ser sustentável por si só. Esta nova abordagem no desenvolvimento de adesivos, contribuí para que os fabricantes atinjam suas metas de sustentabilidade, além de proporcionar um processo de fabricação mais eficiente.


VOLTAR PARA NOTÍCIAS