19 Novembro 2021

A Bostik oferece soluções de reparação vitais na regata internacional de veleiros

Repair kit on table

Estande da exposição para lançar a linha Born2Bond MRO (manutenção, reparação e inspeção)

Os adesivos Bostik, incluindo as soluções da linha de adesivos de engenharia Born2Bond, incluem uma parte integral de um kit de reparação ou “Kit à partir’ que foi oferecido pela Arkema, Lalou Multi e Bostik às 79 equipes da regata de veleiros Transat Jacques Vabre (TJV) que durou vários dias.

Os adesivos foram escolhidos pela secagem rápida, alta resistência e qualidades ideais nos quesitos de resistência química e à umidade, fundamentais para o rigor de uma regata em alto mar por vários países.

O Kit de reparação é usado no caso de falhas do equipamento, oferecendo uma abordagem mais sustentável à manutenção do que a troca de peças inteiras. O kit oferece uma gama necessária de vedações, lubrificantes e adesivos estruturais rápidos, instantâneos, sem necessidade de bases, com qualidades anticorrosivas e hidrofóbicas, perfeitas para aplicações subaquáticas e minúsculas.

A Arkema, uma das empresas mais importantes de materiais especializados e matriz da Bostik, é a principal patrocinadora do trimarã Arkema 4 Ocean Fifty, um dos veleiros que competem na regata TJV. Ela também tem um estande de exposição na vila do evento, com o tema “Energia, esporte e conservação de recursos”.

A Bostik está usando essa plataforma internacional para lançar a linha Born2Bond MRO (manutenção, reparação e inspeção) para mostrar como os adesivos instantâneos e anaeróbicos de alta performance e sustentáveis podem ser usados mesmo nos ambientes mais exigentes. Aliás, no estande e durante a regata, a equipe da Bostik demonstrou como Lalou Roucayrol (co-capitão e proprietário do veleiro Arkema 4) e sua equipe usaram os adesivos de engenharia para a manutenção e conserto do veleiro, bem como na própria construção do barco. A eficácia foi demonstrada usando os substratos fornecidos, como borracha, plástico, compósitos, madeira, vidro, metal e fixadores metálicos.

Depois de usar o Kit de reparação nos anos anteriores, os capitães do Arkema 4 Quentin Vlamynck e Lalou Roucayrol, competindo na Transat Jacques Vabre de 2021, podem comprovar a utilidade dos produtos Arkema e Bostik durante uma regata:

“Na Mini Transat de 2017, graças à cola SAF, consegui recolocar o olhal da quilha que se soltou e saiu voando pelo convés, e, assim, pude garantir a impermeabilidade”, afirma Quentin Vlamynck, capitão do Arkema 4.

“Na Transat Jacques Vabre de 2015, a parte da frente do casco rachou depois de um impacto. Um vazamento de água importante no barco me forçou a bombear mais de cem litros de água sem conseguir secá-lo completamente. Eu consegui improvisar um conserto colando uma chapa flexível no casco com as colas de metacrilato SAF da Bostik. Essa experiência mostra a viabilidade da reparação no mar”, fiz Lalou Roucayrol.

Polivio Goncalves, diretor de adesivos de engenharia da Bostik, diz que toda a família Bostik e Arkema está imensamente orgulhosa de ter apoiado um evento tão prestigioso: “É notável o que a equipe de vela da Arkema alcançou, e um testemunho de sua experiência, determinação e habilidades.

Também foi uma oportunidade fantástica de apresentar os recursos dos nossos adesivos de engenharia e ampla gama de aplicação de MRO (manutenção, reparação e inspeção), que foi muito bem acolhida. As soluções Born2Bond da Bostik dentro do nosso Kit de reparação mantêm a resistência subaquática e as soluções de baixo odor, incluindo nossos adesivos anaeróbicos da marca branca, são incrivelmente seguras de usar, sem ingredientes nocivos ou tóxicos”, explica.

“Usar os adesivos de metacrilato de alta performance da Bostik também é uma vantagem importante em comparação com os fixadores mecânicos, de modo que a equipe pôde economizar mais de 10 kg em peso.

O Kit de reparação inclui o Bostik MMA SAF 30-5, Bostik MMA SAF 30-15, Bostik Born2Bond Reparo, Bostik Born2Bond Ultra Gel, Bostik Born2Bond Lubrificante 6 em 1, Bostik MS9 Superbond, Bostik MSR Construction Adhesives e Elium® Composite Patches.

Além do próprio veleiro, os adesivos Born2Bond PUR Hot Melt de alta performance da Bostik e as soluções de gaxetas UV-CIPG são usados para a fabricação e montagem da instrumentação marítima de bordo, como os dispositivos eletrônicos e navegação de bordo.

TA Transat Jacques Vabre (TJV) é uma regata internacional de veleiros de vários dias que começa perto de Le Havre (França) e termina na Martinica, nas Antilhas. A vila do evento abriu no dia 29 de outubro de 2021 e a regata começou no dia 7 de novembro de 2021.


VOLTAR PARA NOTÍCIAS